Notícias

10 CURIOSIDADES DO FUTEBOL FEMININO QUE VOCÊ PRECISA SABER

10 curiosidades do futebol feminino que você precisa saber
Apesar da modalidade ser preferência nacional, muitos mitos, histórias e lendas envolvem a modalidade e a lista é bem eclética
É impossível falar de Brasil e não falar de futebol. Apesar do esporte ser um dos mais praticados no mundo, a categoria entre mulheres já enfrentou muitos mitos, boatos e histórias que fizeram com que a modalidade tivesse uma resistência na sociedade. Veja quais são as 10 curiosidades do futebol feminino que separei para vocês:

1 – Araguari Atlético Clube, o time pioneiro que desafiou a lei para jogar futebol

Mulheres destemidas e dispostas a enfrentarem a lei, formaram a primeira equipe pioneira na categoria no Brasil. Eram os anos 70 e o time era o Araguari Atlético Clube. As jogadoras fizeram história, entraram em campo mesmo proibidas e abriram portas para que outras mulheres pudessem jogar futebol.

2 – A primeira árbitra a ser reconhecida mundialmente é brasileira

A mineira Léa Campos, ainda viva, foi a primeira árbitra a ser reconhecida no Brasil e no mundo pela FIFA. Ela enfrentou a ditadura, o machismo e as proibições às mulheres para podem exercer seu sonho de apitar nos gramados.

3 – A maior artilheira da Seleção Brasileira é uma mulher brasileira

O nome dela é Marta, conhecida mundialmente por seu talento no futebol feminino. A maior artilheira da história da Seleção Brasileira, com 118 gols, dividia o posto de maior artilheira da história das Copas do Mundo com o alemão Miroslav Klose, mas ultrapassou o atacante ao marcar seu 17º gol, no Mundial da França.

4 – O futebol feminino começou como atração em circos

Em outros tempos, mulheres jogando futebol feminino era tão excêntrico que no início do século XX, um jogo de mulheres na modalidade era atração circense. Isso porque a sociedade via com estranheza mulheres fazendo mais ou melhor que homens em campo.

5 – Futebol era para homem, branco e rico

Quando o futebol surgiu, jamais a sociedade poderia imaginar que mulheres praticariam a modalidade e que o esporte se tornaria um dos mais democráticos do mundo. Além de caro, negros eram proibidos de jogar.

6 – Havia o boato de que o futebol feminino atrapalhava a fertilidade

Em 1920, o sociólogo Fernando de Azevedo publicou um livro falando sobre a violência dos jogos e como o exercício exagerado prejudicaria a maternidade e a fertilidade da mulher, o que gerou muita repercussão na época.

7 – O futebol feminino é bastante antigo

Muita gente acha que a prática do esporte por mulheres é recente, mas o engano é grande. O primeiro contato das mulheres com a modalidade aconteceu no século XII, com camponesas francesas que competiam por uma bola de couro.

8 – O primeiro jogo de futebol feminino do mundo aconteceu entre Escócia e Inglaterra

Registros em jornais da época indicam que o primeiro jogo na história da modalidade aconteceu em 1881. A disputa entre Escócia e Inglaterra tinha jogadoras usando cintos, sapatos, toucas, camisetas e muitas delas usando pseudônimos para não serem descobertas.

9 – O futebol feminino foi proibido no Brasil em 1941

Entre 1941 e 1979, as mulheres eram proibidas de praticar futebol no Brasil. Quem estabeleceu a proibição foi o então presidente Getúlio Vargas. Depois de quase 40 anos de proibição, o futebol feminino começou a ser liberado para a prática de mulheres a partir de 1983, após muita luta e quebra de paradigmas.

10 – Formiga é a única jogadora que já disputou 7 copas

Com sete Copas do Mundo de Futebol disputadas, Formiga é a jogadora com o maior número de jogos pela Seleção Brasileira, independentemente de gênero.

Na última Copa do Mundo, na França, a volante se despediu dos mundiais e deixou a torcida com saudade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo