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Futebol feminino aumenta audiência em 1200%, mas cenário ainda assusta

Com a troca do futebol masculino pelo feminino no último domingo (18/6), a audiência da Globo teve aumento de 1.200% em São Paulo em relação ao ano passado. A emissora, que ignorou a primeira fase do Brasileirão, transmitiu Flamengo x Santos para o Rio de Janeiro e São Paulo x Palmeiras para a Grande SP. O curioso é que, ainda assim, a audiência despencou em quase 50% com a transmissão do futebol feminino.

Segundo a Kantar Ibope Media, São Paulo 1×1 Palmeiras rendeu 13 pontos de média e 25% de participação sobre a quantidade de televisões ligadas.

Em comparação com o jogo da mesma fase de quartas exibido pela Band no ano passado (São Paulo x Ferroviária), a Globo conseguiu aumento de 1.200% na audiência. Embora, é claro, o clássico transmitido pela Globo no último domingo, com o Palmeiras, campeão paulista e da Libertadores, tivesse um apelo maior de audiência.

Outra comparação se refere ao Brasileirão exibido pela Band em 2022. Houve crescimento de 225% (mais de nove pontos na audiência) da Globo em relação ao melhor índice alcançado pela emissora paulista, na final Corinthians x Internacional. Na ocasião, em 24 de setembro, foram quatro pontos e 9% de participação.

Na semana passada, com os times masculinos de São Paulo e Palmeiras, o futebol registrou 23 pontos e 42% de participação à emissora, no período de transmissão – das 16h às 18h. Nesse caso, ocorreu queda relevante da audiência (-43,5%) e no share/participação (-40,5%).

Público ainda não ‘comprou’ o futebol feminino
A comparação com os dois últimos domingos ressalta que o público ainda não “comprou” a versão feminina. O Brasileirão disputado pelas mulheres passou recentemente a receber maior atenção de mídia e patrocinadores.

No Rio, a vitória do Santos sobre o Flamengo (3 a 1) registrou 14 pontos e 26% de participação sobre a quantidade de TVs ligadas. Isso representa um crescimento de 1.300% (ou seja de 13 pontos) de audiência em relação à mesma fase transmitida pela Band no ano passado.

De acordo com a Kantar, cada ponto de audiência na Grande São Paulo representa 76.953 residências ou 206.674 pessoas. No Rio de Janeiro, um ponto equivale a 49.547 residências ou 125.405 indivíduos.

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